• dani

    Concordo com o texto, eu sempre digo que não é pq é pobre que tem que ser um sem noção, até pq tenho amigos que moram em periferia que são muito mais educados do mauricinhos e patricinhas que moram de frente pro mar.

  • jutheophilo

    Acredito q não gerou a polêmica q queria pelo simples fato de ter “falado em voz alta” o q mta gente pensa calado… Concordo com o fato do pobre de alma e educação, que infelizmente, existem em todas as classes sociais e todas as idades… E pobre de edução não é aquele q não teve estudo… É aquele que não utiliza o q aprendeu pra nada de bom… Também acho que o maior problema é q a proliferação dos pobres é maior e mto mais rápida q dos outros seres… Just sad….

  • Gui

    Nossa, ganhei o dia ao ler este texto. De verdade, fico muito feliz em saber que ainda existam pessoas que pensem dessa forma! É triste ver que a “pobreza de espírito” tenha contagiado quase toda a população.

  • http://muitopelo.blogspot.com Muito pelo contrário

    Eu sempre digo: “Se o desonesto soubesse o valor da honetidade, ele seria honesto por desonestidade”.

  • Warlley

    Texto infeliz! Digo, muito infeliz! A autora se expressou mal, aliás, muito mal. Sou de família humilde, morei toda minha vida em bairros de menor renda e penso que o fato de ser educado não tem relação direta com o poder aquisitivo das pessoas. Hoje tenho uma renda melhor e sempre vi em grande parte dos meus colegas de faculdade (particular) a tal falta de educação e mais do que isso desprezo pelas pessoas.

  • http://ragnermorais.blogspot.com/ RAGNER

    Caro Warlley. TU LEU O TEXTO TODO??? Repare nesse trecho: “E o problema não é ser pobre, é ter esse espírito irritante de pobre. Pobre de alma, pobre de cultura, pobre de cuidados. Você não precisa ter dinheiro para ser educado, como não precisa ser pobre para ser um sem noção. Existem casos de pobres com almas lindas e ricos com almas nojentas.”

    É por isso que pessoas que não LEEM TUDO, DETURPAM A REALIDADE…

  • Patri

    Desculpe, mas o texto foi mal elaborado. Pela forma que foi colocado, parece que foi generalizado. Eu sei que essa não foi sua intenção, entendo o que quis dizer, mas da forma que o desenvouveu… talvez mudando o início fica mais nítida a sua aversão às atitudes de certos pobres. Apesar de conhecer mtos playboys que agem pior que isso, como os “jacuboys” por exemplo…

  • Patri

    “O problema de pobre não é a falta de dinheiro, mas a falta de educação. Não sabe se comportar, não respeita os outros, não respeita os lugares, não se respeita.”
    Sua introdução já generalizou – introdução é resumo do tema. Isso foi o que fudeu! :P

  • Lisse

    Adorei o texto. Em nenhum momento foi preconceituoso ou generalizou os pobres. Questionou apenas as pessoas pobres de educação e cultura, deixando claro no texto que não é preciso ter dinheiro para ter educação e vice versa.

  • Bruna

    ADOREIIIIIIE E Patri e Warlley, vc num tiveram aula de Interpretação na escola??

    Sou de familia humilde, pobre, e sempre minha mãe me disse: Não é pq nós num temos dinheiro que vamos ser mal educados
    Olha, trabalho numa loja, já todo o tipo de pessoas, e sempre digo que os Mais humildes é que reclamam menos de preço, e os mais “chiques” vivem pedindo desconto, mas ai vem aquilo EDUCAÇÃO. Tem pessoas sem dinheiro mas com pose de quem tem, que num tem o minimo de educação
    Agora, tenho um amigo, pobre, que vive se lamentando e reclamando, mas adora a posção que “DEUS DEU A ELE”, vive reclamando que nenhuma mulher olha pra ala, mas tbm, o cara não escova os dentes direito, não toma banho direito, se veste como mendigo e vc pergunta pq?? E ela responde SOU POBRE num tenho dinehiro… a PORRA eu tbm sou pobre e tenho educação, não vivo reclamando, batalho pra cacete e por mais que eu num tenha dinheiro, mas pra escova de dente e pro BASICO da higiene eu tenho… Isso é um exemplo, não to generalizando pois conheço muitooooooos pobres cheirosos, que podem num ter muito dinheiro, mas pra comprar um desodorante uma roupinha limpa e um perfuminho, o Basico da higinene ele se viram.
    Não me interpretem mal, não to dizendo que pobre é porco, to apenas dizendo que existem pessoas POBRES DE ESPIRITO que não importa o que vc faça pra ajudar eles negam ajuda e se fazem de vitima

  • Dr. Rapha

    So discordo de uma coisa, A parte que fala que passar na frente do outro é questão de contatos e não de dinheiro.
    O brasileiro tem esta cultura de ser mais esperto que o outro e sempre querendo passar a frente. Me desculpe mas querer passar a frente do outro se enquadra exatamente no seu perfil descrito.

  • Random

    Dr.Rapha, você me deixou intrigado por ter “Doutor” no nome.
    Passar na frente do outro no sentido de ir melhor na vida, e sim, isso se consegue com contatos, mas o dinheiro ajuda também.
    Porém no geral esse fragmento de texto não tem sentido nenhum de estar alí.
    Os pessoas continuam pobres por medo de tentar, não ousam o suficiente, e como está no texto eles se conformam com seu estado financeiro atual.

  • luciana flores

    …. eu nem acredito que li isso… opiniões seguidas da falta de análise do real.. e simplesmente opiniões em consequencia do que incomoda exclusivamente a você…. não o que faz sentido para o funcionamento e convívio social e comunitário… porque se ocupar lugar no outro (como o exemplo do ponto de ônibus) é coisa de pobre… vc está se esquecendo do lugar que um político ladrão (pleonasmo) ocupam na hora de roubar o seu dinheiro nos impostos… no lugar que eles tiram do seu direito constitucional, de estudar, residir, alimentar-se…
    sem ofensas, só fiquei furiosa…

  • luciana flores

    … e mesmo que depois no seguir do texto houve uma retificação do pensamento (tipo pobre de pensamento)… a palavra pobre e rico, foi seguida do sentido geral que a sociedade usa… porque ninguém nasce sabendo educação… ninguém nasce sabendo… isso é cultural e a sociedade dominante não quer que saibamos.. quanto mais ignorantes, alienados, deturpados e distraídos.. melhor para o capitalismo, porque enquanto a gente assiste bib brother em vez de ler um livro, o dinheiro ta caindo no bolso deles…

  • Rê Sitra Ahra

    Na boa ….eu entendi perfeitamente , acho que o problema é o comportamento da sociedade hoje em dia.
    nossa eu trabalho no cinema ,dias desses foi uma mãe com a filha para assistir filme,então pedi o documento “meia entrada” carteirinha escolar..oras , eu tb sou estudante e estou careca de saber que direito de meia entrada só com a carteirinha…nossa a mãe se revoltou..disse na minha cara que era advogada e eu era uma analfabeta, pq a filha dela esta estudando….
    okay , só que eu tb estudo e aqui sou funcionaria de uma determinada empresa…e eu quero a documentação.
    as vezes penso tb que seja a forma de como vc vai se expressar com alguem….geralmente pessoas de comunidade não sabem se expressar, mas não quer dizer que eles sejam mla educados..saca?
    oras ..esta mã ai que citei acima..se vc’s soubessem o escandalo queela fez no cinema? tentando me diminuir por causa de 3,50 que é o valor de meia entrada as segundas feiras no cinema.
    eu não levei para o pessoal..mas infelizmente, as pessoas andam com muita revolta,brigam por qual quer coisa…
    tanto que depois que ela fez o showzinho a parte..veio um grupo de meninas sem carteirinha loucas para ver o filme, super simpaticas , e eu autorizei a entrada delas
    hoje em dia as meninas são minhas amigas..
    é o seguinte..a forma como vc fala, pede, se expressa..é muito importante , e v tb não pode sair por ai julgando todos por um. sei que as vezes é momento de ira…todos já passaram por isso
    mas o legal seria se todos podecem se policiar!
    abraços a todos!